SALVANDO O PLANETA

quinta-feira, 14 de abril de 2011

2011 - ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS

SACI PERERÊ
CURUPIRA
BOITATÁ


Vocês sabiam que 2011 é o ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS - Declaração feita pela ONU  e nem precisamos dizer o quanto são importantes para o Planeta como um todo. Aliás nem precisaria ter um ano específico para homenageá-las, louvá-las, pois todos sabemos de sua importância. A garantia de vida depende delas e infelizmente não é isso que acontece. Os desmatamentos, destruições afetam tanto a flora como a fauna bem como os rios, igarapés, riachos e tudo o que as rodeiam. Desde a minúscula formiga até o macaco, os peixes e o homem que depende das águas para seu sustento. Por tudo isso, ainda se faz necessário ter um ano para se pensar e cuidar das florestas que são 80% responsável pela biodiversidade terrestre.
A nossa Amazônia é alvo de cobiça de muitos países que precisam pesquisar em suas matas plantas que curam, 
espécies aos milhares ainda desconhecidas e se tivesse tido intenções positivas, teríamos hoje as tribos indígenas que conheciam as matas como ninguém, seus segredos e mistérios, mas a destruição desenfreada de tudo nem afetou os homens que a destruíram e ainda destroem, querendo tornar pastos ou plantações aquelas terras férteis e cobertas pela floresta.
Assim como precisamos de ar para vivermos, precisamos também das florestas e até na história da Chapeuzinho Vermelho a floresta é parte importante para a menina, para o lobo e para o caçador, que provavelmente caçava para sua sobrevivência.
Na história de João e Maria também a floresta faz parte da vida dessas crianças e o pai era um pobre lenhador que destruiu as árvores para garantir lenha para o fogão e nessa caso até a bruxa tinha sua casa no meio da floresta, porque não era boba nem nada. Era muito esperta por estar rodeada de flores, frutas e árvores.
Não é por acaso que em nosso folclore abriga personagens ligados à floresta como o Boitatá, Curupira, o Saci Pererê e tantos outros, como defensores das matas brasileiras.
Vamos mudar a forma de pensar, vamos preservar o que a Natureza deu para nosso país, vamos deixar como está e sermos orgulhosos desse verdadeiro patrimônio da humanidade.
NOSSO PATRIMÔNIO PARA A HUMANIDADE - AMAZÔNIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que veio me visitar. Sempre tenho novidades.