SALVANDO O PLANETA

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

UMA MENINA CHAMADA ROSALÍNDIA

UM COCAR PATAXÓ


Era uma vez, numa distante tribo Pataxó lá pelos lados da Bahia, mas precisamente em Arraial da Ajuda que nasceu uma menininha linda chamada Rosalíndia, filha do chefe Touro Sentado e da índia Vaca em Pé, em 28 de março de 2000. Hoje ela tem 13 anos e já está quase uma mocinha.
Rosalíndia é muito esperta e procura ajudar todos na tribo, porém ela tem uma grande curiosidade que era viver no meio dos homens brancos, afinal todos na tribo falavam muito mal desses caras pálidas e como ela faria para conviver com eles?
Ela ouvia muitas histórias sobre como os homens brancos tinham dizimados tribos inteiras, mas as vezes aparecem por lá alguns que se dizem amigos e protetores dos índios e todos desconfiam dessa generosidade.
A menina recebia dos mais velhos os ensinamentos e tradições indígenas que ela guardava dentro de si para mais tarde, quem sabe, passar para seus filhos.
Rosalíndia tem grande conhecimento sobre as plantas e seus benefícios, apesar da pouca idade e seus pais se orgulham muito dela, porque tem muita habilidade nos trabalhos artesanais como fazer colares, arco e flecha, anéis e muito mais.
Uma de suas brincadeiras favoritas são nadar no rio e brincar com as outras crianças da tribo.


continua...

Um comentário:

  1. Que legal! So vou parabeniza-la qdo postar a estoria toda. Kkkkk a Rosalindia que você me apresentou era desprovida de beleza....

    ResponderExcluir

Que bom que veio me visitar. Sempre tenho novidades.