SALVANDO O PLANETA

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

DIA DA AMAZÔNIA - 05 SE SETEMBRO



De repente surgiu um índio correndo para a turma e disse todo afobado:
- Pessoal hoje é o Dia da Amazônia, eu juro.
- Quem é você?
- Sou o Pena Pequena prometido da Rosalíndia e tinha que me juntar à vocês e dizer que 05 de Setembro é o nosso dia, Dia da Amazônia.
Pedrinho, que é muito curioso perguntou o que a Amazônia representa para os índios e o menino disse:
- Há muitos anos nossa Amazônia já não é a mesma de quando o alemão, Alexander von  Humbolt aqui chegou e que chamava nossa terra de Inferno Verde, ela não tinha ainda sido desmatada, arrasada pelos homens brancos. Viviam lá muitas tribos que se mantinham com a caça, a pesca e cura para todos os males através da infinidade de plantas que tinham ao seu dispor. Depois o homem branco foi chegando, desmatando empurrando nosso povo para outros lugares, traficando nossos bichos, usando nossas mulheres, fazendo dos homens escravos e ainda dizem que nós somos os selvagens.
Terras foram dadas para estrangeiros, árvores derrubadas e vendidas sem nosso conhecimento. Tudo é uma grande tristeza, mas ainda temos esperança que um dia o homem branco nos deixará em paz, vivendo com nossos costumes e crenças e não mais como selvagens ou atrasados. Quem é atrasado é o homem branco, sem sombra de dúvida, pois quando chegam eles destroem o que de mais belo a natureza nos dá, em nome de progresso e civilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que veio me visitar. Sempre tenho novidades.