DESMATAMENTO PARA FABRICAR CARVÃO |
FORNO ILEGAL! |
Quem não gosta de um bom churrasco com amigos e familiares hein?
A primeira coisa que se pensa ao planejar o churrasco é a carne, que tem que ser de primeira, depois a farofa, um arroz bem soltinho, bebidas e uma boa sobremesa, mas quase ninguém fala sobre a origem do carvão que será usado e qualquer saco vendido em postos de gasolina, supermercados são comprados sem nenhum cuidado, afinal carvão é carvão, mas não é bem assim, em tempos que se deve preservar o meio ambiente e o ar que respiramos. Faz-se necessário sabermos, antes de mais nada, onde comprar carvão ecológico, isto é, carvão com a garantia que não houve desmatamento, não foi utilizado trabalho infantil, coisa muito comum em nosso país, mas que gera renda para pequenos produtores.
O Maranhão e o Piauí, que apresentam baixos índices de desenvolvimento humano e de oferta de emprego, são os principais estados fornecedores de mão-de-obra que se torna escrava em fazendas e é justamente do Maranhão que o novo carvão foi inventado por um morador de Açailândia - MA , João Luiz de Souza Borges, que tem 52 anos e estudou até o ensino médio. Ele demorou mais de cinco anos para chegar à formula do produto, que já patenteou. O ingrediente principal é o chamado "fino do carvão", um pó de carvão vegetal abandonado pelas siderúrgicas no momento de carregar os fornos para a fabricação de ferro gusa. Segundo Antônio Filho, para se ter uma ideia, apenas em uma siderúrgica do município são produzidos mais de 50 mil toneladas desse material por dia. Se descartado de forma inadequada, o resíduo polui o meio ambiente.
Fécula de mandioca e argila, produzidas na região, também entram na receita do carvão ecológico. Os dois ingredientes servem para dar liga, resistência e impermeabilidade. Depois de misturar a argila e o pó de carvão, adiciona-se fécula cozida e a massa é moldada e secada ao sol. De acordo com o inventor, a ideia foi criar um produto que cumpra duas funções: dar ajuda a famílias carentes e preservar o meio ambiente. "Não sou cientista, mas tenho tentado inventar coisas para ajudar a comunidade", conta Borges.
Agora você já sabe que um bom churrasco fica muito melhor se for com carvão ecológico.
Bom apetite!
Maiores informações:http://www.reporterbrasil.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Que bom que veio me visitar. Sempre tenho novidades.