SALVANDO O PLANETA

terça-feira, 19 de julho de 2011

ENTULHO DE CONSTRUÇÃO CIVIL

REFORME SUA CASA, MAS DEIXE A CIDADE LIMPA


Você, habitante da cidade de São Paulo já pode contar com os Ecopontos para a descarga dos entulhos de construção e finalmente dar um final heróico para ele. Não jogue em qualuqer lugar, evitando assim enchentes e muitos transtornos para a vida em sociedade.
Essse entulho, antes jogado por caçambas em terrenos baldios, deixando sujeira e perigo para os moradores, agora temos uma Lei que facilita o recolhimento desses materias, os transformando em material reaproveitável.
O prefeito de São Paulo assinou na última quinta-feira (28) o decreto que torna obrigatório o uso de material proveniente da reciclagem de entulho nas obras e serviços de pavimentação de vias públicas na Capital. A cidade de São Paulo gera cerca de 17 mil toneladas de entulho diariamente. Nos três aterros de inertes contratados pela Prefeitura são recebidas cerca de 3,8 mil toneladas de entulho, levadas por empresas cadastradas no Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) e pela própria Prefeitura. 


Ecopontos


Recolher o lixo reciclável e encaminhá-lo, evitando assim a proliferação de "lixões", é o objetivo dos Ecopontos instalados na cidade de São Paulo. Trata-se de uma solução para acabar com o despejo desses materiais em vias públicas, rios e terrenos baldios, que acabam por gerar problemas de enchentes, saúde pública e onerando o orçamento municipal. Além disso, as unidades encaminham para triagem materiais recicláveis como papel, metal e plástico. Os Ecopontos não recebem lixo domiciliar, industrial e hospitalar. Além de receber resíduos da construção civil como cimento, entulho e tijolo, restos de azulejo e de madeira, os Ecopontos também podem servir para recolher móveis velhos, sobras de poda de árvore e outros materiais volumosos. Atualmente, o Limpurb, da Secretaria Municipal de Serviços, tem em operação sete unidades - Bresser, Pinheiros, Imperador, Padre Nogueira Lopes (Pirituba), Santo Amaro, Tatuapé e Cupecê - e outras 48 estão previstas ou já com obras em andamento. O serviço é gratuito, mas existe limite de recebimento diário de um metro cúbico por pessoa. Esse volume de entulho equivale aproximadamente a 25% de uma caçamba ou a uma caixa-d'água de mil litros. O grande gerador de entulho deve contratar uma empresa especializada em serviços de coleta e transporte desse material e certificar-se de que ela mantém cadastro no Limpurb. Assim, o gerador garante que seu entulho vá para um local adequado, e não para um aterro clandestino. 
Vamos ajudar a melhorar a vida dos habitantes desta que é a maior do país. Faça a sua parte!!!



Maiores informações:http://www.ecopress.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que veio me visitar. Sempre tenho novidades.