SALVANDO O PLANETA

domingo, 25 de agosto de 2013

FESTA NA TRIBO

FESTA NA TRIBO PATAXÓ

Enquanto as crianças estavam num outra atividade a festa na tribo estava começando e a família de Pedrinho quis saber de Touro Sentado como viviam no Arraial da Ajuda.
O índio então contou como sobreviviam, porque não era mais como seus antepassados, que viviam livremente, moravam próximos dos rios de claras límpidas onde pescavam seus peixes para comer e também negociar com as tribos que ficavam mais longe do rio, Muitas vezes trocavam por raízes ou caças, mas viviam felizes com o que tinham. Depois o homem branco foi chegando para tomar conta das terras que hoje as poucas tribos que sobraram têm que lutar para não perderem o pouco que lhes resta.
O homem branco nos trouxe as doenças que eram desconhecidas pelos índios, doenças fatais como a gripe, varicela e outras e que não possuem acompanhamento de ninguém para orientá-los. Muitas tribos foram dizimadas, índios feitos escravos e mulheres para agradar os homens que aqui chegaram. Touro Sentado fala que um índio escravizado é como decretar sua morte, pois sempre viveram livremente, correndo pelos campos abertos, caçando seu alimento, nadando nos rios e até o homem branco colocou veneno nas águas de alguns rios para que a tribo morresse. Nossa história é de tristeza, nossa cultura se perdendo através dos anos, nossas famílias sendo separadas,  até para comer temos dificuldades e só com muita luta é que conseguimos ficar aonde estamos.
Muitos de nós vivemos com promessas dos homens brancos de Brasília, mas nada é cumprido.
O índio pataxó Galdino foi queimado vivo pelos brancos e ainda dizem que nós somos selvagens não é?
Os pais do menino Pedrinho ficaram calados diante de tanta desolação.
Aliás disse ele, os índios da América não tiveram melhor sorte que nós, muita promessa, invasão de terras e nada foi cumprido.
A festa continuava e Touro Sentado mandou que servissem bebidas e comidas para os visitantes, que constrangidos aceitaram.

VISITA Á TRIBO - 2009
UMA OCA PATAXÓ


continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que veio me visitar. Sempre tenho novidades.